Alma minha essência me faz pleno!

Alma é um termo que deriva do latim anǐma, este se refere ao princípio que dá movimento ao que é vivo, o que é animado ou o que faz mover. Os sentimentos são capazes de nos mover ou paralisar. Se conseguirmos baixar nosso julgamento que é inflado pelo próprio “EU” podemos ter novos aprendizados. O “EU” ou “Ego” é aquele que nos deixa em dúvida, que julga, que nos limita, que precisa ver para crer, que não nos deixa concluir planos e nem atingir nossos sonhos. Mas a Alma é muito mais que o Ego, ela movimenta todos os nossos sentimentos de insegurança, de ansiedade, de perda e nos mobiliza para a realização. Nada mais será igual quando você aprender se conhecer e buscar a plenitude.

Todas as pessoas que se apresentam plenas foram observadas que estão em um grau de alerta e sintonia consciente com tudo que as cercam, tornando-as mais produtivas e satisfeitas consigo e com o mundo. Contudo é possível também observar que seus valores como gentileza, respeito, empatia, amor próprio e ao próximo fazem parte de seu comportamento no dia a dia, além do aumento da percepção e intuição.

O despertar é algo interno e intrínseco que pode ser acessado somente com a chave do autoconhecimento quando nos permitimos vivenciar cada situação proposta em nossas vidas transformamos conhecimento em comportamento.

Para facilitar o entendimento utilizo a Janela de Johari que por meio da comunicação interpessoal, é possível conceituar o processo de percepção de um indivíduo em relação a si mesmo e aos outros; partindo do princípio de que cada um de nós tem (ou pode ter) quatro imagens distintas:

1) Eu aberto – Você sabe que é e os outros sabem que você é.

2) Eu secreto – Você sabe que é, mas os outros não sabem que você é.

3) Eu cego – Você não sabe que é, mas os outros sabem que você é.

4) Eu desconhecido – Nem você nem os outros sabem que você é.

O Eu aberto é aquele que expomos plenamente; nós somos assim e todos sabem que somos assim. É uma espécie de retrato onde nos identificamos imediatamente e todos são capazes de nos identificar.

O Eu secreto é de difícil percepção pelos demais, seja em razão do nosso propósito em escondê-lo.

O Eu cego é aquele que traduz o lado desconhecido por nós mesmos, mas de fácil percepção pelos outros.

O Eu desconhecido é a mais complexa de todas, visto que nem nós e nem os outros têm acesso a ela dentro dos padrões convencionais de comunicação interpessoal.

A ignorância é uma prisão que limita nossa alma de alcançar a plenitude em todas as áreas de nossas vidas deixando-as em desarmonia.

Nossa vida é constituída por sete áreas as quais equilibradas nos deixam em harmonia com a plenitude.

1) Física: saúde, higiene, sono, aparência, energia e o alimento.

2) Mental: cultura, imaginação, raciocínio, curiosidade, criatividade e discernimento.

3 )Espiritualidade: moral, amor, satisfação, honestidade, segurança e tranquilidade.

4) Social: ambiente, prestígio, amizades, empatia, lazer e justiça.

5) Familiar: educação, felicidade, amor, sexo, diálogo e bem-estar.

6) Financeira: remuneração, contas, saldo bancário, poupança, casa própria e aposentadoria.

7) Profissional: eficácia, objetividade, metas, iniciativa, desenvolvimento e organização.

O ser humano necessita encontrar sua essência e somente assim poderá sentir e compreender sua missão de vida equilibrando sua roda da vida (sete áreas acima). Pessoas plenas constroem famílias estruturadas, grupos construtivistas, uma sociedade mais humana, tolerante mais preparada a lidar com a adversidade e mais resiliente.

Imprimir Este Artigo

Please follow and like us:
Paulo Paiva

Paulo Paiva

Paulo Paiva é Palestrante, Empresário, Coach, Consultor, Psicanalista, Escritor, Terapeuta Transpessoal e Master em Programação Neurolinguística. É graduado em Administração e Especialista em Gestão Executiva em RH e Gestão Estratégica de Pessoas. Autor livros, de diversos artigos para sites, revistas e jornais especializados em Recursos Humanos, gestão, carreira e administração, Paulo é considerado o “Gestor de Almas” das organizações por sua maneira de desenvolver pessoas de forma provocativa e holística, integrando Corpo, Mente e Alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Telefone

+55 15 3342.4295
+55 15 99781.4797
+55 15 99692.5181 (Whatsapp)

E-mail

contato@paulopaivapalestrante.com.br